Avaliação de redação sobre coerência e coesão


exercício-enem-interpretacao-descomplica (4)O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, foi instituído pelo Governo Federal com o objetivo principal de coletar dados para avaliar o nível do ensino oferecido pelas escolas da rede pública para os alunos do ensino médio (na época conhecido como curso do 2º Grau).  Ao longo dos anos, tem sido reformulado para melhor avaliar os alunos, mas algo que nunca mudou foi o foco na interpretação de textos e resolução de problemas. É isso que faremos nos exercícios abaixo. Vamos a eles com a clara ideia de que na prova do Enem, interpretar textos e construir uma dissertação coerente com a proposta e com proposta de intervenção são requisitos essenciais para qualquer candidato.

Lista de exercícios de escrita para Enem

1. Leia as frases abaixo e identifique os problemas de construção, relacionando-os com os itens a seguir:

A. O trânsito apresenta inúmeros acidentes graves. É preciso conhecer as causas para descobrirmos as possíveis soluções.

B. Pelé foi o melhor jogador de futebol que o mundo já viu. Maradona também foi o melhor.

C. Quando fazia chuva nas minhas férias, eu pensava que até é bom para descansar.

D. O progresso tecnológico avança a cada dia. A internet é o carro-chefe de todo esse avanço. Hoje, poucas pessoas ainda usam tevê sem controle remoto. As pessoas estão cada vez mais comodistas.

I. ( ) há contradição de ideias; segredos-do-enem

II. ( ) há contradição no uso da pessoa do discurso;

III. ( ) faltou relação do tópico frasal com a conclusão;

IV. ( ) há contradição no uso do tempo verbal.

2 - Numere os períodos de modo a constituírem um texto coeso e coerente e, depois, indique a sequência numérica correta.

( ) Na verdade, significa aquilo que um liberal americano descreveria (sem estar totalmente correto, porém) como conservadorismo.
( ) Nos Estados Unidos, liberalismo significa a atuação de um governo ativista e intervencionista, que expande seu envolvimento e as responsabilidades que assume, estendendo-os à economia e à tomada centralizada de decisões.
( ) A guerra global entre estado e mercado contrapõe ‘liberalismo’ a ‘liberalismo’.
( ) No resto do mundo, liberalismo significa quase o oposto.
( ) Esta última definição contém o sentido tradicional dado ao liberalismo.
( ) Esse tipo de liberalismo defende a redução do papel do Estado, a maximização da liberdade individual, da liberdade econômica e do papel do mercado. (Exame, 1/7/1998)
a) 1, 5, 3, 4, 2, 6
b) 3, 1, 4, 5, 6, 2
c) 2, 4, 5, 3, 6, 1
d) 4 , 2, 1, 3, 6, 5
e) 1, 3, 2, 6, 5, 4

Coesão e coerência textual

Corrija a notícia abaixo, eliminando as redundâncias e os absurdos. Reescreva e entregue o texto correto.

O DRAMA TRÁGICO DO TREM

Vinte pessoas morreram ontem, às 20:0 horas, tragicamente, em um sensacional, espetacular e belíssimo desastre, ocorrido em limites dentro da cidade de São Paulo, quando dois trens se chocaram fantasmagoricamente, na estação ferroviária local, em virtude de lamentável falha do descuidado guarda-chaves. Um dos passageiros foi completamente decapitado e sua cabeça, ao separar-se do corpo, provocou-lhe morte instantânea. Várias das infelizes vítimas foram transportadas para hospitais. A primeira de todas a ser submetida a uma melindrosa intervenção cirúrgica foi a Sr.a Felisberta Silva, digníssima e virtuosa dama da sociedade, a quem, nessa hora, das mais trágicas e horripilantes, rendemos o tributos de nosso maior respeito. O distintíssimo e delicado, além de eficiente, diretor da FEPASA, o Dr. Engenheiro M.A. Pedroso, disse que nos planos futuros da eficiente empresa está a adoção de equipamento automático, para que desastres assim não se repitam outras vezes.


Postar um comentário